Notícias
Um projeto inédito envolvendo tecnologia, meio ambiente e educação está sendo promovido em uma parceria entre a Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha e Águas de Bombinhas. A oficina virtual Caminhos das Águas vem reunindo profissionais da educação de todas as áreas, das quatro diferentes cidades, para ensinar de forma totalmente gratuita novas técnicas de produção de vídeos: o stop-motion. Já foram realizadas duas sessões da oficina.
O objetivo do curso, conforme explica a bióloga e responsável pelos projetos sociais da concessionária, Raquel Garcia Helm, é de oferecer uma oportunidade para que os professores aprendam uma nova técnica e, de forma lúdica, possam ensinar os estudantes sobre o caminho das águas. Participaram da aula os professores do ensino fundamental 1 e 2 de diferentes escolas municipais, situadas nos quatro municípios onde atuam as concessionárias.
“O vídeo Caminho das Águas retrata a jornada de aprendizado e conscientização sobre a água e sua importância para a vida sustentável no planeta”, explica Raquel. “O curta de animação acompanha a curiosidade de dois amigos, o macaco e a capivara, e aborda o ciclo da água com uma perspectiva educativa sobre o seu uso responsável e a preservação do meio ambiente”, completa ela.
O curta de stop-motion ensina didaticamente o ciclo de tratamento das águas e também estimula os estudantes a criar ações de preservação dos recursos naturais. O projeto também disponibiliza gratuitamente para professores e escolas conteúdo complementar criado de acordo com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conforme a professora de Camboriú, Eliane Evaristo, em um primeiro momento ela achou que a oficina seria muito difícil. “Foi muito interessante, muito proveitoso, penso que se formos aplicar as práticas com os alunos, teremos muita adesão”, comentou.
O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da AEGEA Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal. Na edição deste ano, estão sendo contemplados profissionais da educação em 27 cidades de 11 estados.