Notícias
A Águas de Camboriú e a Águas de Bombinhas receberam a visita técnica de uma comitiva da Aegea Corsan – Companhia Riograndense de Saneamento recentemente adquirida pela empresa de saneamento Aegea. O grupo, que veio especificamente de Bento Gonçalves e Passo Fundo, conheceu as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas e acompanhou um dos serviços de campo.
O objetivo do encontro foi de trocar experiências além de mostrar, na prática, como os investimentos da empresa vêm beneficiando o município catarinense. “Bombinhas sem dúvidas é o nosso case de sucesso, buscamos água há 27km de distância e universalizamos o abastecimento para todo o município” comenta a presidente das concessionárias, Reginalva Mureb.
Para o coordenador de operações da Águas de Bombinhas, Lucas Nogueira, a visita serviu também para estreitar laços com profissionais do estado vizinho. “Essas oportunidades são sempre muito interessantes, para todos os lados, pois compreendemos as características de cada local e aprendemos uns com os outros, sempre pensando no melhor para nosso município”, completa ele.
Visita em Camboriú
Já na Águas de Camboriú o grupo conheceu os gestores e coordenadores para compreender a dinâmica interna de trabalho das equipes. O grupo encerrou as visitações no Centro de Operações Integradas (COI) que fica em Camboriú, e tem a capacidade de monitorar 24 horas por dia todos os setores que compõem os sistemas.
Os profissionais conheceram todos os setores que fazem parte do COI, como o programa de redução de perdas de água tratada, qualidade da água, eletromecânica, automação e o Centro de Controle Operacional (CCO).
Para Beatriz Souza, supervisora do projeto de Redução de Perdas de Água e Cadastro Técnico, foi uma troca de conhecimentos e experiências acompanhar a visita técnica da Aegea Corsan. “Mostramos as boas práticas aplicadas não só na Águas de Bombinhas e Águas de Camboriú, mas também Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, e aprendemos muito com o time do Rio Grande do Sul também”, finaliza ela.