Notícias
O saneamento básico e a segurança hídrica do município estão entre os assuntos prioritários elencados pelo Fórum de Entidades de Camboriú no documento com pleitos e anseios da classe empresarial aos candidatos a prefeito. A iniciativa do Fórum – formado por representantes da Acibalc, através do Núcleo de Empresários de Camboriú, OAB, CDL, AMPE, Rotary Club e Lions Clube –faz parte do projeto Voz Única, um instrumento democrático que unifica a voz do empresariado e das entidades representativas com bandeiras em prol do desenvolvimento econômico e social.
O Voz Única é visto pela Águas de Camboriú como uma oportunidade importante de debater assuntos fundamentais como abastecimento de água e sistema de captação e tratamento de esgotos em Camboriú. No documento entregue aos candidatos, as entidades pleiteiam a repactuação do contrato com a Águas de Camboriú, incluindo os serviços de rede e estação de tratamento de esgoto na cidade. Em outro documento, o Comitê de Bacias do Rio Camboriú também solicita aos candidatos a implantação imediata do sistema de coleta e tratamento de esgoto na cidade.
Em audiência pública realizada na prefeitura há quase um ano, moradores de Camboriú decidiram pela construção da rede produtora de água tratada (já prevista no contrato de concessão) e a incorporação dos investimentos no sistema de esgoto (não prevista em contrato). A concessionária, no entanto, segue aguardando um posicionamento sobre a cessão de área destinada no Plano Municipal de Saneamento para construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a efetivação de um aditivo de contrato para incorporar a responsabilidade pela obra do esgoto.
O Fórum de Entidades deseja que a nova administração, junto com o setor empresarial e a sociedade civil, faça a implantação de um programa de desenvolvimento econômico local, para que a cidade seja pensada para os próximos 20 anos, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade. Os pleitos foram reunidos e entregues aos candidatos, que analisaram o documento e assinaram um termo de compromisso assumindo a responsabilidade de que, se eleitos, irão dar a atenção necessária às ações.
Segundo o Coordenador do Núcleo de Empresários de Camboriú, Cássio Fernandes de Paula, o Fórum de Entidades De Camboriú e o Voz Única representam um enorme avanço para o município. “Eles têm o papel de aproximar a sociedade civil organizada do poder público, e expor aos candidatos as reais necessidades e os entraves ao desenvolvimento socioeconômico da cidade”, destaca.