Arquivo de junho 27America/Sao_Paulo 2024

COMUNICADO: Reparo emergencial na rede pode afetar abastecimento no bairro Rio Pequeno em Camboriú

Postado por camboriu em 27/jun/2024 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú comunica que um vazamento emergencial ocorrido na rede na manhã desta quinta, 27 de junho, pode gerar precariedade no abastecimento do bairro Rio Pequeno nesta quinta-feira, 27 de junho. Os técnicos da concessionária devem concluir o reparo em cerca de 2 horas mas a recuperação completa do sistema deve acontecer no período da noite.

A recomendação é de que os moradores do bairro economizem água neste período e caso percebam a falta, fechem os registros de entrada dos cavaletes e reabram somente após a normalização. Devido a despressurização das redes, sais orgânicos que ficam nas paredes internas das tubulações podem se desprender, causando turbidez da água que estará na rede no primeiro momento.

Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da empresa pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc.

Mergulhadores especializados concluem limpeza de reservatórios da Águas de Camboriú

Postado por camboriu em 25/jun/2024 - Sem Comentários

Os 6 reservatórios da concessionária Águas de Camboriú – com capacidade de armazenar cerca de 5 milhões de litros de água tratada – acabam de passar por um processo de limpeza com auxílio de uma equipe de mergulhadores especializados. A ação segue o plano de qualidade e potabilidade da água tratada, atendendo a legislação que define os parâmetros para abastecimento apresentados pelo Ministério da Saúde.

A medida foi realizada com os tanques cheios e em plena operação, evitando desperdício e sem impactar na distribuição de água aos moradores do município. As estruturas estão localizadas nos bairros Areias, Tabuleiro, Monte Alegre e Centro. De acordo com Josias Enrik Garcia, supervisor de operações da Águas de Camboriú, a limpeza é realizada a cada seis meses durante uma operação complexa e muito profissional.

“Os mergulhadores são altamente preparados, trabalham em profundidade e com equipamentos especiais dentro dos reservatórios” comenta ele. Vale reforçar que a legislação aborda também sobre as caixas de água das residências, que devem receber limpeza com a mesma periodicidade, de seis em seis meses.

COMUNICADO: Reparo de rede pode causar baixas pressões em bairros de Camboriú, nesta quarta-feira (19)

Postado por camboriu em 19/jun/2024 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú informa que, devido a um reparo emergencial nesta quarta-feira (19), o abastecimento em regiões de Camboriú pode passar por baixas pressões nas próximas horas.

A recuperação do sistema ocorrerá de forma gradativa, tão logo os trabalhos sejam concluídos. As equipes já estão no local e a previsão é de que a operação seja concluída até o final desta tarde.

Enquanto isso, moradores dos bairros Cedros, Santa Regina, Areias, Centro e Rio Pequeno podem sofrer alterações no abastecimento. Neste período, a Águas de Camboriú recomenda o uso consciente da água.

Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da empresa pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc.

COMUNICADO: Abastecimento de Camboriú deve ser normalizado nesta terça-feira (18)

Postado por camboriu em 17/jun/2024 - Sem Comentários

Conforme comunicado atualizado pela Emasa, de Balneário Camboriú, o abastecimento tanto na cidade vizinha quanto em Camboriú deve se normalizar nesta terça-feira (18). O abastecimento da cidade foi afetado pelo rompimento de uma das adutoras que trazem água bruta da estação de captação, no Rio Camboriú, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), que fica no bairro dos Estados (em Balneário Camboriú).

Por conta disso, a produção de água tratada diminuiu para cerca de 400 litros por segundo, o que corresponde a menos da metade da produção normal. Ainda de acordo com o comunicado, a equipe da Emasa vem realizando o conserto da adutora de 800 mm, e o trabalho deve avançar pela noite.

A recomendação é de que os moradores economizem água neste período e caso percebam a falta, fechem os registros de entrada dos cavaletes e reabram somente após a normalização. Devido a despressurização das redes, sais orgânicos que ficam nas paredes internas das tubulações podem se desprender, causando turbidez da água que estará na rede no primeiro momento. Por isso, logo que ocorre o retorno do abastecimento, não é recomendado lavar roupas.

A Águas de Camboriú reforça que a recuperação do sistema, em Camboriú, ocorrerá de forma gradativa, tão logo o abastecimento seja retomado.

Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da empresa pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc.

Águas de Camboriú leva comitiva da prefeitura e Câmara de Vereadores para conhecer Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Francisco do Sul

Postado por camboriu em 17/jun/2024 - Sem Comentários

Com foco no esgotamento sanitário de Camboriú, a Águas de Camboriú promoveu uma visita técnica nas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ubatuba, em São Francisco do Sul. A comitiva, composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, pode conhecer de perto as características e etapas de um sistema de tratamento, além de esclarecer dúvidas sobre o processo. A ETE, uma referência no Sul do país, pertence à Águas de São Francisco do Sul e serve de inspiração para a estrutura que será montada na cidade.

O grupo foi recepcionado pela presidente da empresa, Reginalva Mureb, que reforçou a grande conquista celebrada por Camboriú. “A implantação de um sistema de esgotos é algo que serve de exemplo, nem todos os municípios conseguiram encontrar soluções para o esgotamento sanitário. Como o próprio nome já diz, é um serviço básico, fundamental para qualidade de vida e desenvolvimento da cidade”, comenta ela. “É importante que a equipe conheça as estruturas de perto, o barulho é mínimo assim como o odor, não recebemos reclamações nesse sentido”.

Já o prefeito de Camboriú, Elcio Rogerio Kuhnen, agradeceu a recepção da empresa e lembrou que, infelizmente, “Camboriú vive há décadas problema graves com crescimento desordenado e falta de destino dos efluentes. Contudo, a resolução desse problema era uma das prioridades de gestão. Um dos nossos principais objetivos é a recuperação do rio Camboriú, assim como o rio Peroba e todos os mananciais que compõem a região”, conclui ele.

Durante o encontro foi realizada a apresentação do projeto que irá compor o sistema de Camboriú, incluindo as características da ETE. Conforme o gerente de operações Vilmar Pereira, uma cidade com esgotamento sanitário possui diversos pontos positivos que destacam o município, como melhores indicadores de educação, valorização imobiliária, desenvolvimento do turismo, preservação ambiental e incremento no emprego, por exemplo.

“O projeto de Camboriú prevê uma ETE com capacidade de tratamento de 210 l/s funcionando por meio de Sistema Biológico Terciário Lodo Granular Aeróbio que garante a remoção de mais de 90% de carga orgânica”, explica ele. “Além disso, serão aproximadamente 500 km de rede a serem implantados além de 31 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE)”, completa.

Por fim, a diretora executiva das empresas, Maraísa Mendonça, lembrou como é importante que o rio Camboriú receba menos carga orgânica nos efluentes tratados para a sua recuperação. “Tivemos experiências em outros municípios com um resultado muito significativo com o início do tratamento, retorno da fauna e flora local e recuperação dos mananciais”, encerra ela.

Além do prefeito, também estiveram presentes na visita técnica o vice-prefeito Júnior Cardoso, Isaías Vivilaqua – secretário de Saneamento Básico, Iranete Rosa – presidente da Fucam, Jucelino Kazmierczak- engenheiro secretaria de obras, Jeferson Januário Pereira – secretaria de planejamento urbano, Valdelice Siqueira – Diretora de Comunicação. Os vereadores Alexandre Silveira, Zé Branco, Marcio Pereira e Inalda do Carmo também fizeram parte da comitiva.

COMUNICADO: Rompimento da adutora pode afetar abastecimento em Camboriú nesta segunda-feira (17)

Postado por camboriu em 17/jun/2024 - Sem Comentários

Conforme comunicado emitido pela EMASA, o rompimento de uma adutora de grande porte nesta segunda-feira (17) pode afetar o abastecimento de Camboriú ao longo do dia. As equipes já se encontram no local, mas ainda não há previsão de conclusão dos trabalhos.

Devido a interrupção do fluxo de água bruta que é transportada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), pode ocorrer desabastecimento no município de Camboriú, por isso é recomendado que moradores economizem água neste período.

A Águas de Camboriú reforça que a recuperação do sistema ocorrerá de forma gradativa, tão logo o abastecimento seja retomado.

Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da empresa pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc.

COMUNICADO: Manutenção emergencial em bomba pressurizadora pode afetar abastecimento na região da Bacia em Camboriú neste domingo (16)

Postado por camboriu em 16/jun/2024 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú informa que uma manutenção emergencial na bomba pressurizadora que atende a região da Bacia pode gerar desabastecimento ou baixa pressão neste domingo, 16 de junho. A manutenção já foi concluída e a recuperação plena do sistema ocorrerá ao longo do dia.

Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da empresa pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc.

COMUNICADO: Manutenção programada pode afetar abastecimento em Camboriú nesta quarta-feira (12)

Postado por camboriu em 11/jun/2024 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú informa que, devido a uma manutenção programada em uma das bombas do bairro Monte Alegre na manhã desta quarta-feira (12), o abastecimento em algumas ruas poderá ser afetado.

A previsão é de que a manutenção seja concluída no início da tarde e a recuperação do sistema ocorrerá de forma gradativa, assim que os trabalhos forem concluídos. Algumas ruas podem ser afetadas neste período, como: Flamboyant, Monte Castelito, Monte Staley, Monte Alverne, Monte Carlos, Monte Sanga, Monte Nuila.

Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da empresa pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc.

Programa Afluentes Virtual aborda vistorias nas Estações de Tratamento de Esgoto que já existem em Camboriú

Postado por camboriu em 11/jun/2024 - Sem Comentários

O programa Afluentes Virtual, desenvolvido pela Águas de Camboriú, acaba de promover mais uma edição com foco nas ações promovidas pela empresa. Durante o encontro, que reuniu lideranças comunitárias da cidade, foram apresentados os próximos passos da implantação do sistema de esgotos da cidade, além de outras melhorias como a limpeza de reservatórios e o mutirão de emprego.

O morador Ilson Rieger de Andrade questionou sobre as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e quais atividades que a concessionária vem realizando nesse sentido.

Conforme Josias Enrik Garcia, supervisor de operações da concessionária, o foco da empresa está nas vistorias e fiscalizações das 21 ETEs já existentes no município. “São instalações em diversas localidades e que pertencem a loteamentos, sob a administração da prefeitura”, explica ele. “Neste primeiro momento, estamos fazendo vistorias e análises, em conjunto com a prefeitura municipal, para conhecer estas estruturas”. 

A moradora Vanessa Stieven afirmou que está “muito feliz com as notícias e as vistorias. É primordial porque falamos em saúde pública. Até em questão de possíveis enxurradas, é importante saber como está esse sistema, como reagir e elaborar políticas públicas para esse futuro”, completa.

COMUNICADO: Queda de energia pode afetar abastecimento na região do Conde Vila Verde, neste domingo (09)

Postado por camboriu em 09/jun/2024 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú informa que, devido à queda de energia registrada neste domingo (09), o abastecimento em regiões do Conde Vila Verde pode ser afetado nas próximas horas.

A recuperação do sistema ocorrerá de forma gradativa, tão logo a energia elétrica seja restabelecida. Neste período, a Águas de Camboriú recomenda o uso consciente da água.

Em caso de dúvidas, os atendimentos permanecem pelo telefone e whatsapp 0800-595-4444. Para outras informações, acesse as redes sociais da empresa pelo endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc.