Postado por camboriu em 29/set/2023 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú sediou, nesta quarta-feira (27), a palestra “Água para o Amanhã: Desafios e Soluções para a segurança hídrica da Bacia do Rio Camboriú”, ministrada pelo engenheiro ambiental Mauricio Fernandes. A palestra foi realizada durante o Sanear Camboriú, evento que vem apresentando os projetos e investimentos da Águas de Camboriú para a comunidade.
A ação também fez parte da Semana ODS na Prática – uma oportunidade para os signatários do Movimento Nacional ODS realizarem ações concretas que contribuam para alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
A tarde teve início com a palestra de abertura da presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, que apresentou o projeto Sanear Camboriú para representantes de instituições ambientais, prefeitura municipal, empresas e centros de educação superior. Com o objetivo de divulgar os próximos investimentos na cidade, a concessionária relembrou as conquistas já consolidadas em Camboriú, como os avanços no abastecimento e modernização do sistema, e reforçou também a importância de investimentos urgentes no esgotamento sanitário da cidade.
Conforme Reginalva Mureb, após a recente decisão do município de transferência da execução das obras de esgotamento sanitário para a concessionária, o próximo passo é aguardar que a Agência Reguladora aprove os números e plano de investimentos apresentados pela empresa – refletindo no equilíbrio econômico e financeiro do contrato – e, assim, a Águas de Camboriú possa assumir a obrigação no município. “A expectativa da concessionaria é de que o município consiga concluir o ano de 2023 com essa página virada e preparando a cidade para o início das obras”, explica ela.
Para o secretário de Saneamento Básico de Camboriú, José Pedro Costa (o Zé Pedro), o debate é atual precisamos muito discutir assuntos como água e tratamento de esgoto. “São anos de discussão, mas estamos chegando a uma solução, pelo menos sobre o esgotamento sanitário. Em relação à escassez hídrica, todas essas pessoas competentes e inteligentes estavam nessa sala buscando solução, e quem sabe conseguiremos encontrar, principalmente em relação ao parque inundável que seria o sonho e realização para todos nós”, completa ele.
Movimento ODS em Camboriú
A Águas de Camboriú, assim como Águas de Bombinhas, faz parte do grupo de empresas e instituições que compõem o Movimento ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da região de Balneário Camboriú. O evento desta quarta-feira fez parte da Semana ODS na Prática – evento nacional que vem sendo promovido pela organização em diferentes cidades do país.
O objetivo desta ação, conforme Ester Fregossi Gonzalez, coordenadora do Comitê ODS de Balneário Camboriú, é de permitir com que todas as organizações menores se mobilizem para levar à comunidade a pauta da Agenda 20/30.
“Ampliando a divulgação dos ODS pelas cidades, por meio de eventos como este, nós apresentamos os objetivos de desenvolvimento sustentável a diversos públicos e, quem sabe, conseguimos mais empresas e instituições se engajando na causa”, comenta ela. “Se cada um fizer sua parte, conseguimos mudar a realidade que estamos vivendo”.
Ainda durante a tarde o grupo de trabalho de Educação (equipe que faz parte do Movimento regional de Balneário Camboriú) assinou um documento se comprometendo, junto à secretaria de Educação de Camboriú, em debater e esclarecer como funcionam os Objetivos entre as escolas.
“Muitas delas já estão praticando ações de desenvolvimento sustentável, mas ainda não falam disso. Nossa intenção é esclarecer a existência desses ODS e promover ainda mais seu desenvolvimento”, completa a bióloga e responsável pelos projetos socio-ambientais da Águas de Camboriú, Raquel Garcia Helm.
Postado por camboriu em 28/set/2023 - Sem Comentários
A campanha de negociação de dívidas da Águas de Camboriú entra na reta final nesta última semana de setembro. A ação iniciou no dia 15 deste mês, como forma de ressaltar o Dia do Cliente, e oferece condições atrativas de parcelamento e descontos especiais que podem chegar até 80% – dependendo do valor e do tempo da dívida.
A negociação conta com formas de pagamento flexíveis e condições especiais, com parcelamento. A ação da concessionária está em linha com o Programa Desenrola Brasil que tem como principal objetivo reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, permitindo melhores condições de renegociação de suas dívidas. A concessionária faz parte do programa.
Os interessados em participar da campanha precisam ficar atentos aos documentos necessários para obter atendimento, como RG, CPF e faturas para identificação da unidade consumidora. A campanha vai até amanhã, dia 29 de setembro.
A ação da concessionária está em linha com o Programa Desenrola Brasil que tem como principal objetivo reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, permitindo melhores condições de renegociação de suas dívidas. A concessionária faz parte do programa.
Postado por camboriu em 26/set/2023 - Sem Comentários
As empresas de abastecimento e esgotamento sanitário de Santa Catarina Águas de Camboirú, Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul dão boas-vindas à nova diretora executiva, Maraísa Mendonça, que acaba de assumir o novo cargo, substituindo o antigo diretor, Rodrigo Lacerda.
Há 21 anos atuando na área de saneamento e três anos dentro do grupo Aegea, a profissional assume o desafio de administrar as empresas catarinenses que fazem parte da Aegea, companhia privada de saneamento, junto com a presidente Reginalva Mureb.
Trabalhando em Santa Catarina desde 2020, Maraísa já atuou em diversas áreas do segmento e, pela primeira vez, compõe o grupo da diretoria. “É uma mudança muito relevante e importante, visto que devemos compreender os desafios característicos de nossa região, administrar um sistema de abastecimento em constante crescimento”, comenta ela.
Com a chegada da profissional, as empresas catarinenses contam com uma diretoria 100% feminina dentro das concessionárias, o que também é tema de celebração. Esta é a primeira unidade da Aegea do Brasil que contará com uma diretoria totalmente composta por mulheres. “Lembro quando comecei na área e o tanto que crescemos e conquistamos nosso espaço. Essa é uma mensagem muito positiva e significativa que vem sendo passada dentro do saneamento”, completa.
Postado por camboriu em 23/set/2023 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú apresentou, durante a manhã desta quarta-feira (20), o projeto Sanear Camboriú para profissionais da comunicação da região. Com o objetivo de divulgar os próximos investimentos na cidade, a concessionária relembrou as conquistas já consolidadas em Camboriú, como os avanços no abastecimento e modernização do sistema.
Após a recente decisão do município de transferência da execução das obras de esgotamento sanitário para a concessionária, o próximo passo é aguardar que a Agência Reguladora aprove os números e plano de investimentos apresentados pela empresa – refletindo no equilíbrio econômico e financeiro do contrato – e, assim, a Águas de Camboriú possa assumir a obrigação no município.
A expectativa da concessionaria é de que o município consiga concluir o ano de 2023 com essa página virada e preparando a cidade para o início das obras, conforme ressalta a presidente da concessionária, Reginalva Mureb.
“Nossa intenção como parte da Aegea é de entregar o melhor serviço de saneamento no país. Hoje o grupo atende 489 cidades brasileiras com foco na entrega consistente e serviço de excelência”, ressalta. “Estamos confiantes de que a situação do esgotamento de Camboriú será resolvida nos próximos meses”, pontua ela.
Durante a reunião também estiveram presentes profissionais que compõem a diretoria e cargos de gerência dentro da empresa, como Maraísa Mendonça, que assumiu a função de diretora executiva das concessionárias. “Estou há 21 anos trabalhando no saneamento, com abastecimento e esgotamento sanitário e há 3 anos na Aegea. É incrível ver o crescimento do setor e a importância que estes investimentos têm na qualidade de vida, saúde e valorização imobiliária”, completa ela.
Durante a manhã o coordenador do Centro de Operações Integradas (COI), Henrique Gonçalves Mendes, também falou sobre a automação dos atendimentos e o controle 24 horas das equipes sobre os sistemas não só de Camboriú, mas também da Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul.
Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental
Para encerrar o encontro as concessionárias anunciaram a ampliação do prazo de inscrição dos trabalhos que irão concorrer ao Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental – os materiais podem ser cadastrados até dia 15 de outubro. Neste ano, quatro diferentes categorias compõem a premiação: texto, áudio, vídeo e mídias digitais.
Informações sobre o prêmio e inscrições podem ser feitas pelos endereços: www.aguasdecamboriu.com.br/premio e email: premioaguas@aegea.com.br.
Postado por camboriu em 21/set/2023 - Sem Comentários
Troca de hidrômetros, esgotamento sanitário e projetos futuros foram alguns dos temas abordados pela Águas de Camboriú durante a última edição do Afluentes Digital – encontro online que apresenta os investimentos da concessionária para representantes da comunidade.
Durante a reunião, a coordenadora de operações da empresa, Alana Lassen, lembrou sobre a importância da atualização do parque de hidrômetros, que deve ser renovado de cinco em cinco anos. Conforme ela relata, nos últimos dois meses a Águas de Camboriú trocou cerca de 1.300 hidrômetros de forma voluntária e totalmente gratuita.
“O hidrômetro também é uma segurança para os moradores, como forma de garantir que o consumo está dentro do esperado”, completa. Os moradores presentes também levantaram questionamentos sobre o esgotamento sanitário da cidade. Para Ivan Santos Leal, é necessário mais atitude do município, pois o processo caminha a passos lentos. Já para Maria de Fathima Santini Teles, é perceptível que existe uma preocupação em relação ao esgotamento já que o plano de esgotamento já está em andamento.
“Há seis anos não tínhamos nem o projeto, foi uma briga por isso. Também acho que está demorando, mas agora está praticamente pronto para iniciar, assim como a Águas de Camboriú já está pronta para começar as obras. Inclusive vi reuniões onde a empresa se propôs a fazer orçamentos e fazer com que o projeto realmente aconteça”, lembra ela.
A presidente da concessionária, Reginalva Mureb, reforça que todos os esforços da empresa realmente estão voltados para o início do projeto e “temos percebido por parte do município, tanto do prefeito Élcio quanto por parte do secretário de Saneamento José Pedro, uma preocupação genuína em se implantar a coleta e o tratamento dos esgotos na cidade de Camboriú. Sem dúvida será um marco importantíssimo para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do município. A concessionária já enviou todos os dados e proposta para assumir os altos investimentos. Vamos aguardar as conferências que vêm sendo feitas pela agência reguladora”, completa.
Postado por camboriu em 18/set/2023 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú informa que, na tarde desta segunda-feira (18), está trabalhando no conserto emergencial de uma rede de água tratada, que pode afetar o abastecimento nos bairros Monte Alegre, Várzea do Ranchinho, Rio do Meio e Tabuleiro. A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade de forma gradativa no período da noite.
Em situações como essa, a Águas de Camboriú orienta a população a fazer uso racional e consciente da água, priorizando o consumo humano e necessidades básicas. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito por meios das centrais de atendimento da Águas de Camboriú, pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens pelo WhatsApp.
Postado por camboriu em 18/set/2023 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú informa que, devido a manutenções programadas no principal reservatório da cidade, o abastecimento será interrompido nos bairros Centro, Cedro, Areias, Rio Pequeno e Santa Regina na noite desta terça-feira, 19 de setembro.
A previsão é de que as operações iniciem às 23h e sejam concluídas na madrugada de quarta-feira (20).
Acompanhe outras notícias da Águas de Camboriú nas redes sociais www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e instagram @aguasdecamboriusc
Postado por camboriu em 15/set/2023 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú lança nesta sexta-feira, 15 de setembro (Dia do Cliente), o feirão de negociações 2023. A iniciativa oferece condições atrativas de parcelamento e descontos especiais que podem chegar até 80% dependendo do valor e do tempo da dívida.
Os interessados em participar da campanha precisam ficar atentos aos documentos necessários para obter atendimento, como RG, CPF e faturas para identificação da unidade consumidora. A campanha vai até o dia 29 de setembro.
Rayane Costa, supervisora de Arrecadação e Cobrança da Águas de Camboriú, explica que ação tem como objetivo ampliar os laços de relacionamento com os clientes e é uma oportunidade única para negociação. “Durante a campanha, os clientes da Águas de Camboriú poderão renegociar suas dívidas com condições especiais e com parcelamento flexível. Desta forma, todos terão a oportunidade de negociar suas pendências”, reforça Rayane.
A ação da concessionária está em linha com o Programa Desenrola Brasil que tem como principal objetivo reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, permitindo melhores condições de renegociação de suas dívidas. A concessionária faz parte do programa.
Onde negociar
Os interessados em negociar, podem entrar em contato no telefone 0800 595 4444 por ligação ou whatsapp. Além disso, a Águas de Camboriú também disponibiliza atendimento presencial no endereço: Manoel Anastácio Pereira, 80, Centro.
Postado por camboriu em 12/set/2023 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú implantou o serviço de atendimento em Libras para os clientes alfabetizados na Língua Brasileira de Sinais. O usuário tem acesso ao serviço pelo site da concessionária, clicando no ícone de mãos – que significa “atendimento em Libras” – ao lado direito da página, onde será direcionado a uma chamada de vídeo com um profissional capacitado.
O novo canal funcionará 24h por dia, sem necessidade de agendamento. A iniciativa tem o objetivo de promover maior acessibilidade, tendo como referência a Estratégia ASG – Ambiental, Social e Governança da organização.
Com a assistência de um profissional intérprete de libras, o acesso aos serviços da concessionária se torna mais humanizado. Além da chamada de vídeo, o cliente pode optar pela comunicação escrita via chat.
Janaina Vieira Ribeiro, supervisora de atendimento da concessionária, explica que o novo serviço oferecido é bem simples. “O cliente seleciona o atendimento em libras, libera áudio e vídeo e se preferir tem o chat também. Em seguida, ele terá o atendimento por vídeo chamada”, pontua.
Saiba mais
Libras é uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível a comunicação através de sinais, gestos e expressões faciais e corporais. Vale ressaltar, que existem diversas línguas de Sinais pelo mundo, sendo estes criados de acordo com a própria língua falada do país. Para demonstração de sentimentos é sempre importante a utilização de expressão facial, bem como, para facilitar a compreensão.
Postado por camboriu em 08/set/2023 - Sem Comentários
As empresas de saneamento de Santa Catarina, Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Penha acabam de lançar um aplicativo exclusivo para os colaboradores da empresa. A ferramenta, chamada de 5M, vem sendo acessada por auditores e supervisores com o objetivo de registrar e identificar situações que não estão em conformidade com os processos internos da empresa.
Conforme Julia K. Franke Gelak, Analista de Qualidade (EHS) das concessionárias, o aplicativo foi apresentado durante um treinamento para os auditores internos com o objetivo de capacitar os profissionais, promovendo autonomia e empoderamento como multiplicadores do Sistema de Gestão Integrado (SGI).
“Fizemos um treinamento para os nossos auditores internos que abordou Macrofluxo de Negócio e Mapa de Stakeholders, a Política de Sustentabilidade da Regional SC, e a estrutura documental definida dentro do SGI”, lembra ela. “Fizemos uma dinâmica bem divertida com balões, que possibilitou criar um vínculo bem legal entre todos, trabalhando confiança, autoresponsabilidade e flexibilidade, que são habilidades essenciais pra cumprir o papel de auditor da melhor forma possível”, completa.
O uso de aplicativos, tecnologia e inovação é uma das características de trabalho da Águas de Camboriú. O aplicativo facilita a comunicação interna entre operação e administração fica ainda mais direta, agilizando no tempo de resposta das ações e provocando melhorias de forma mais assertiva.
Para saber mais sobre a Águas de Camboriú acesse as redes sociais da empresa pelo Facebook: www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc e Instagram: @aguasdecamboriusc.