Postado por camboriu em 29/maio/2023 - Sem Comentários
Uma iniciativa inédita entre as concessionárias Aegea de Santa Catarina têm chamado a atenção para os cuidados com o colaborador: o lançamento da calça antimordeduras. O objetivo do uniforme é minimizar os impactos aos leituristas contra os ataques de cães, a novidade vem sendo utilizada nas quatro empresas do grupo no Estado: Águas de Bombinhas, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Camboriú e Águas de Penha.
Conforme o coordenador de EHS (Environment, Health and Safety) das empresas, Tiago Santos e Souza, um levantamento apontou que nos últimos quatro anos aconteceram 11 ataques de cães aos profissionais. Além desses dados, ocorrem inúmeras situações em que os leituristas não chegam a ser mordidos, mas colocam-se em risco para evitar as lesões.
“Os ataques prejudicam a saúde dos profissionais, criam uma situação de estresse e o afastamento do local de trabalho”, comenta. “A calça possui um material especial, mais resistente, dificultando com que o cachorro crave os dentes, evitando lesões mais sérias”, explica Tiago.
Além da calça as concessionárias têm atuado na sensibilização da população, com mensagens nas faturas, conscientização nas redes sociais e envio de notificações às residências nas quais os colaboradores identificam como potenciais de acidentes por ataques de cães. “Muitas vezes os leituristas relatam que os portões ficam abertos ou muros baixos, entre outras situações que favorecem para ocasionar o acidente”, finaliza Tiago.
Importante informar que o dono ou tutor tem a responsabilidade pelos danos e prejuízos causados por seus animais, conforme determina o art. 936 do Código Civil e Lei 3.688/41.
Mais sobre o EHS
A sigla EHS vem do termo original em Inglês, Environment, Health and Safety, o qual pode ser traduzido para Meio Ambiente, Saúde e Segurança. É a área de uma empresa onde se implementa ações para a proteção e segurança ambiental dos funcionários. Dessa forma, a ideia geral é deixar o local de trabalho mais seguro, com menores chances de causar danos.
Postado por camboriu em 29/maio/2023 - Sem Comentários
Depois de 30 dias de visitas, mostra lúdica e brincadeiras, a Exposição Água de A a Z – promovida com o apoio da Águas de Camboriú – é concluída com sucesso absoluto em Camboriú. Neste período, mais de 1,7 mil estudantes passaram pela exposição, além de famílias e moradores da cidade. No total, 10 escolas da região conheceram a mostra, incluindo instituições de Bombinhas e Penha, incentivadas pela Águas de Bombinhas e Águas de Penha, respectivamente.
Realizada de forma inédita em Camboriú, a exposição contou, também, com a organização de oficinas que apresentaram diversas atividades sustentáveis e culturais entre a população. Foram aulas de trabalho em argila, produção de copos sustentáveis, canto em coral, pintura em aquarela, pangeia, entre outras, totalmente gratuitas.
“A exposição exibiu, de forma lúdica e educativa, como a água é tão preciosa em nossa vida e os destinos que estamos dando para este bem. A mostra e as oficinas registraram a marca da Aegea Santa Catarina não só no município, mas em toda a região, como empresa incentivadora da cultura e da educação” completa a presidente das concessionárias, Reginalva Mureb.
A exposição Água de A a Z foi criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, com o patrocínio da Águas de Camboriú, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. A exposição também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação do Meio Ambiente, da Fundação Municipal de Esportes e da Fundação Cultural.
Postado por camboriu em 18/maio/2023 - Sem Comentários
A exposição itinerante “Água de A a Z” entra em sua última semana, em Camboriú. A mostra, que tem levado jogos lúdicos, oficinas e arte para famílias da cidade, recebeu até o momento a visita de 7 escolas e mais de 1600 pessoas, entre estudantes e moradores. A exposição fica em cartaz até o dia 20 de maio, no Centro de Múltiplo Uso Alice Testoni Gomes. A entrada é gratuita.
Inédita no Brasil, a mostra vem exibindo a água em suas mais diversas formas, de maneira divertida e informativa, com o intuito de causar uma reflexão aos visitantes sobre a importância da água para o mundo. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.
“É um privilégio poder contribuir com a cultura e educação da cidade. Percebemos a alegria das crianças durante as visitas, aprendendo na prática vários temas já ensinados na sala de aula”, completa a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.
Durante as semanas em que esteve na cidade a mostra dispôs, ainda, de um calendário de oficinas culturais onde os moradores aprenderam mais sobre uso sustentável dos materiais, canto e esculturas. Para encerrar a programação, as última oficinas acontecem nesse sábado (20):
– Das 10h às 11h30min: Oficina de Sustentabilidade (Embarcações) com Márcio Carneiro
– Das 14h às 17h: Oficina Pangea com Thiago Alexandre Tosi
As inscrições podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/NA7GDsZaj6hBiySu9 ou pelo e-mail expoaguacamboriu@arquiprom.com.br
Criada pela Arquiprom e pela Tomara! Educação e Cultura, a mostra em o patrocínio da Águas de Camboriú, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. A exposição também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Camboriú, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação do Meio Ambiente, da Fundação Municipal de Esportes e da Fundação Cultural.
O Centro de Múltiplo Uso Alice Testoni Gomes fica situado na Avenida Minas Gerais, 1032-1242, Bairro Areias, em Camboriú.
Postado por camboriu em 11/maio/2023 - Sem Comentários
Foi realizada, na última semana, uma nova reunião do Colegiado de Saneamento Básico da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) – a 1ª do ano com a posse da nova diretoria – contando com Reginalva Mureb na presidência e José Pedro Costa, secretário de saneamento de Camboriú, no cargo de vice-presidente.
Durante o encontro o grupo discutiu três principais assuntos: a apresentação das concessionárias da Regional Aegea Santa Catarina, Telemetria, por uma empresa convidada pelo Colegiado e realizada visita técnica ao Centro de Operações Integradas (COI), da Regional Aegea Santa Catarina.
A apresentação da Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul (única que não faz parte da Amfri) deu abertura à reunião. Conforme a presidente do colegiado e da Regional Aegea Santa Catarina, Reginalva Mureb, foi uma ótima oportunidade para reforçar as ações desenvolvidas nos municípios e compartilhar algumas conquistas já concretizadas pelas concessões.
“Tem sido uma experiência muito boa, com troca de conhecimentos e vivências entre profissionais do colegiado e técnicos de suas unidades que vivem realidades semelhantes em nossa região”, comenta.
Além da apresentação inicial, a reunião também discutiu sobre a tecnologia chamada telemetria, com a empresa MHO Elétrica e Automação. A telemetria é uma tecnologia de medição de dados de forma remota, que envia as informações para uma central de monitoramento.
Para concluir o encontro, o COI da Regional Aegea foi visitado pelos presentes, momento em que foram apresentadas as vantagens de se trabalhar de forma automatizada e integrada 24 hs por dia com telemetria e telecomando. “Os próximos temas de debate do Colegiado serão levantados e discutidos ao longo do mes em conjunto”, completa Reginalva.
Colegiado de Saneamento Básico da Amfri
O colegiado de Saneamento Básico da Amfri é o primeiro de composição mista, com a participação de secretários municipais, gestores responsáveis das autarquias municipais de saneamento das prefeituras filiadas à associação; e representantes das empresas privadas, prestadoras de serviços públicos que possuem contrato com municípios da região. Os municípios que fazem parte da Associação, são: Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Itapema, Penha, Bombinhas, Balneário Piçarras, Ilhota, Luiz Alves, Porto Belo, Navegantes.
Postado por camboriu em 11/maio/2023 - Sem Comentários
Como forma de apoio às instituições locais e ao trabalho voluntariado, a Águas de Camboriú entregou à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama do município a doação de uma geladeira, mesa de atendimento, cadeira de escritório e um micro-ondas, que irão compor a nova sede do grupo.
Registrada oficialmente na cidade há cerca de dois anos, esta é a primeira vez que a Rede possui uma sede fixa em Camboriú – o que representa uma conquista para as mulheres e famílias que convivem com a doença. A vice-presidente do grupo, Eliane Cristina Rosa Minikoski, reforça que em breve a instituição estará com as portas abertas.
“Estamos muito felizes com essa novidade, o espaço nos foi concedido pelo prefeito Elcio Rogerio Kuhnen e pela Secretaria de Saúde, estamos ajustando os últimos detalhes”, comenta ela. “Esse espaço é fundamental para o atendimento das mulheres de Camboriú, que antes procuravam ajuda nas cidades vizinhas. Agora, pela primeira vez, teremos como atuar aqui”, completa.
Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, abraçar causas como esta é uma das missões da concessionária, que desenvolve trabalhos de aproximação com as instituições da cidade. “Além do nosso trabalho de voluntariado, também atuamos no Núcleo Solidário, que tem o objetivo de desenvolver ações com foco no desenvolvimento de Camboriú. Sabemos da seriedade e da importância da Rede Feminina, por isso auxiliamos com muita satisfação, sempre que possível”, comenta ela.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é composta por voluntárias, por isso promovem ações sociais para conseguir se manter como bingos, rifas e cafés. As doações e novas voluntárias são sempre bem-vindas. Para entrar em contato com a equipe de Camboriú basta acessar a rede social Instagram e procurar a instituição pela conta @camboriuredefeminina. Por lá os moradores podem esclarecer dúvidas, conferir os novos eventos e ajudar a instituição.
Postado por camboriu em 09/maio/2023 - Sem Comentários
A quarta edição do mutirão de limpeza Juntos pelo Rio Camboriú, coordenada por entidades da cidade, mobilizou dezenas de voluntários no último final de semana em diferentes pontos entre Camboriú e Balneário Camboriú, entre eles colaboradores da concessionária Águas de Camboriú. Ao todo, cerca de 30m³ de lixo foram coletados, o equivalente a 30 mil quilos de resíduos.
Um dos organizadores da ação, o presidente do Lions Clube de Balneário Camboriú, Dudu Mafra, lembra que o ponto principal do movimento é de conscientizar a população sobre o correto descarte do lixo. “Nosso objetivo é de passar a importância de se preservar o nosso rio e toda a sua natureza”, completa.
O evento vem sendo promovido ano após ano e sempre recolhe quantidades impressionantes de resíduos, dos mais diferentes formatos. No último ano, por exemplo, os voluntários identificaram detritos como fraldas usadas, cobre queimado, resíduo de drogas e móveis. Este ano, infelizmente, parte do problema se repetiu: foram recolhidos garrafas PET, capacetes, manequins de lojas, brinquedos, colchões, cadeiras de praia, entre os diversos outros formatos de resíduos.
“É lamentável encontrar esse tipo de material nas margens do Rio Camboriú, local onde nasce a vida e que dependemos diretamente para viver. Contamos cada vez mais com o apoio da população, com a conscientização e de ações como essa para a preservação ambiental”, completa Gabriel Fasola, coordenador do grupo de voluntários da Regional Aegea de Santa Catarina.
A limpeza do rio acontece anualmente e tem, segundo a organização, uma ‘conotação simbólica’, diante de tudo o que ele representa para as duas cidades. “Estaremos presentes com o nosso voluntariado de Águas de Camboriú, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul sempre que o objetivo for o cuidado com os nossos mananciais, especialmente o Rio Camboriú, que prove o abastecimento de duas importantes cidades de Santa Catarina”, completa Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú.
Postado por camboriu em 03/maio/2023 - Sem Comentários
O 4º Mutirão Juntos pelo Rio Camboriú, que vai acontecer neste sábado (06), promete unir moradores, instituições e empresas em prol da causa ambiental e preservação do rio mais importante do município. Organizado pelo Comitê do Meio Ambiente do Lions Balneário Camboriú Centro e Conselho Comunitário de Segurança Náutica e Cidadania (CONSEG Mar), o mutirão de limpeza contará com a parceria da Águas de Camboriú, Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e da Prefeitura de Balneário Camboriú, órgãos municipais de Camboriú, entidades e voluntários em geral.
A ação inicia às 7h, com três pontos de encontro previstos: um no Píer do Barco Pirata, no Parque Ecológico Raimundo Malta – para limpeza das margens – e outro na Náutica Camboriú (Avenida Santa Catarina, nº932, Camboriú). Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever antecipadamente no link: http://riocamboriu.lionsbccentro.org.br. Cada voluntário receberá um kit com: camiseta, sacochila, luvas, sacos de lixo, fruta e água.
Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos socio ambientais da Águas de Camboriú, relembra de outros momentos que já atuou como voluntária nos mutirões de limpeza. “Sempre que temos a oportunidade nós participamos de eventos como esse, com foco na preservação da fauna e flora da nossa região. Fica o convite para que as pessoas também participem, juntos fazemos a diferença”, completa ela.
Já para Gabriel Fasola, coordenador do grupo de voluntários da Regional Aegea de Santa Catarina, a doação do próprio tempo em benefício de toda a comunidade é o principal aspecto do voluntariado. “Nesses momentos existe também confraternização, apoio mútuo e troca de experiências, quando o coletivo se une para um mesmo objetivo” explica.
O apoio em ações sustentáveis e de preservação é uma ação constante e incentivada pela concessionária. A empresa tem focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como metas para erradicação da pobreza, desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis e preservação da vida.
“Nossas ações estão sempre voltadas ao cumprimento das ODS, e atividades como esta incentivam o trabalho voluntário e estão dentro dos Objetivos, como a preservação da Vida na Água e da Vida Terrestre, por exemplo”, encerra Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú.
Dicas para os voluntários:
• Vestir calça comprida e camiseta de manga longa por baixo da camiseta do evento.
• Roupas confortáveis que possam sujar ou molhar.
• O acesso dos voluntários às margens e ilhas do rio será por meio de botes/barcos/bateiras e canoas.
• Feito o desembarque, as equipes deverão recolher o máximo de lixo encontrado e, após, retornarão à margem para resgate e transporte até o próximo ponto de coleta ou balsa.
• Usar Repelente (tem no kit)
• Boné ou chapéu
• Protetor solar
• Sapato: galocha ou tênis velho que possa sujar/molhar e até danificar