Postado por camboriu em 28/set/2022 - Sem Comentários
A realização de uma melhoria na rede da Águas de Camboriú irá interromper o abastecimento e poderá afetar o abastecimento no bairro Monte Alegre e Tabuleiro, entre 22h desta quarta (28) e 4h de quinta-feira (29). Os demais bairros de Camboriú só serão afetados caso a interligação demore mais do que o esperado. A obra é uma interligação na rua Guaraparim, que recebe o volume enviado pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Emasa.
A melhoria acontecerá de madrugada com o objetivo de afetar, o mínimo possível, o abastecimento à população. A recuperação total do sistema se dará de forma gradativa ao longo de quinta-feira.
Em caso de necessidade, os consumidores podem entrar em contato por meio das centrais de atendimento da Águas de Camboriú pelo telefone ou Whatsapp pelo 0800 595 4444.
Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook https://pt-br.facebook.com/aguasdecamboriu / e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdecamboriu/
Postado por camboriu em 28/set/2022 - Sem Comentários
Tarifa social, Acolhe Camboriú e atendimento da Águas de Camboriú foram alguns dos temas debatidos durante o programa Afluentes Digital, realizado nesta semana pela concessionária. O encontro virtual é uma das formas de estreitar os laços com a comunidade, apresentar as novidades e o cronograma de atividades da empresa.
A coordenadora de operações da empresa, Alana Lassen, lembrou sobre a Tarifa Social, programa que oferece descontos na tarifa de abastecimento para famílias em situação de vulnerabilidade. “Nas últimas semanas promovemos também o 1º Acolhe Camboriú, que é um movimento de renegociação de dívidas e facilidades de pagamento para famílias que se encontram em situação financeira delicada”, explica.
O morador Afranio Thies esclareceu dúvidas pontuais sobre pressão na rua Guaraparim e obras de instalação da caixa padrão, e aproveitou para elogiar o atendimento da empresa, que possui um grupo de comunicação com os líderes comunitários. “A devolutiva de vocês no grupo de comunicação é bem rápida, um retorno ágil para as demandas, e nós repassamos aos moradores”, comenta ele.
Já a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Camboriú (OAB), Maria de Fathima Santini Teles, agradeceu a disponibilidade da empresa em conversar mensalmente com a população. Sobre a cessão da área na qual será construída a Estação de Tratamento de Água (ETA), a advogada afirma que “esta é uma conquista muito importante, talvez o projeto não seja imediato, mas é fundamental para a cidade”, completa.
O programa Afluentes Virtual é conduzido mensalmente por Alex Shwabe, responsável pelos projetos sociais da Águas de Camboriú. Conforme ele reforça, os encontros são uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade, além de receber demandas que são transformadas em indicadores, com o objetivo de aprimorar ainda mais o trabalho realizado pela concessionária.
Para saber mais informações sobre a concessionária, acesse as redes sociais da empresa através do Facebook: www.facebook.com.br/aguasdecamboriu e Instagram: @aguasdecamboriu.
Postado por camboriu em 19/set/2022 - Sem Comentários
A capacidade de mudar e se adaptar às novas condições do mercado é uma das habilidades a serem desenvolvidas pelos trabalhadores atualmente. Atentos a essa necessidade de mudança e com o objetivo de fortalecer o conhecimento da cultura da empresa, gestores de diferentes áreas das concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de Camboriú participaram, em Camboriú, do worksho “Cultura Aegea”, holding controladora das quatro concessionárias. No encontro, os colaboradores puderam contribuir com ideias e sugestões que serão levadas em consideração para o desenvolvimento de ações que estejam de acordo com a cultura organizacional da holding.
A cultura organizacional da Aegea é o conjunto de elementos que norteiam a empresa. Ou seja, a essência expressada pela maneira como a organização faz seus negócios, trata de seus clientes e colaboradores. Beatriz Dutra, analista do setor de Gestão de Pessoas da Aegea Santa Catarina, explica que o workshop Cultura Aegea foi um seminário desafiador para trabalhar a cultura da empresa que está focando de forma muito intensa em temas como gestão de pessoas, comunicação assertiva, integridade, respeito a diversidade, entre outros.
“A missão foi orientar os gestores, ou seja, deixar todos na mesma linha de conhecimento e, junto com eles, construir um projeto de novas ideias segundo o propósito da companhia”, cita. Com isso em mente, os colaboradores das concessionárias se unem ainda mais em prol do mesmo propósito além de desenvolver ideais para fortificar a cultura da empresa.
Em sua cultura organizacional, a Aegea segue uma mandala institucional que traz o conjunto de conceitos que devem nortear as ações da empresa e seus colaboradores em temas como autorresponsabilidade, flexibilidade, senso de dono, ética e integridade, gestão, respeito a diversidade, compromisso social e ambiental, foco na solução, motivado pelo que faz, comunicação assertiva e empatia. Ao encerrar o workshop,, o diretor executivo das concessionárias, Rodrigo Lacerda, lembrou aos participantes a importância da interação e que, com certeza, estavam saindo do encontro mais fortes, mais unidos e em condições de desempenhar melhor as funções exercidas.
Postado por camboriu em 16/set/2022 - Sem Comentários
O Programa Portas Abertas, da Águas de Camboriú, recebeu uma visita especial na última semana: os alunos do projeto Guardião Protetores Ambientais conheceram o escritório e as instalações da concessionária, no Centro da cidade. Durante a visita técnica os estudantes puderam aprender mais sobre os processos de captação, tratamento e distribuição da água.
Durante a tarde os alunos conheceram as instalações da concessionária, além do sistema moderno e automatizado de distribuição de água tratada de Camboriú. O Centro de Controle Operacional (CCO), no qual o sistema é analisado e conferido durante 24 horas por dia, foi um dos setores apresentados aos estudantes.
Para Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos socioambientais da empresa, o Portas Abertas foi pensado especialmente para estreitar os laços e esclarecer dúvidas dos moradores. “É um prazer receber os estudantes aqui nas instalações e ajudar nessa troca de conteúdo. O envolvimento com a comunidade é um dos principais objetivos da concessionária”, comenta ela.
Saiba mais sobre o Guardião Protetores Ambientais
O projeto municipal Guardião Protetores Ambientais, desenvolvido em uma parceria entre Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam) e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, recebe sua segunda turma com 25 adolescentes, de 12 a 15 anos. O objetivo do programa é de oferecer ensinamentos que tornarão os jovens protetores ambientais, por meio de encontros e visitas técnicas. Os alunos participam de 16 aulas teóricas e práticas sobre a natureza, meio ambiente e sustentabilidade.
Postado por camboriu em 15/set/2022 - Sem Comentários
O programa Respeito dá o Tom, promovido pelas concessionárias que fazem parte da Aegea SC, acaba de realizar mais um encontro com os colaboradores da Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul. O objetivo do evento foi de debater o tema racismo dentro de nossa sociedade além de alertar os funcionários sobre as diretrizes da empresa em relação a este tema.
A manhã foi coordenada pelo responsável pelos projetos sociais das empresas, Alex Schwabe, que trouxe um vídeo sobre o tema e organizou os depoimentos. “De tempos em tempos convidamos os colaboradores para falarem sobre racismo, entendendo sempre que as palavras podem machucar. Por isso é fundamental estar atualizado, estudando, lendo, para se atualizar, afinal, algumas atitudes não cabem mais nos dias de hoje”, comenta ele.
Durante o evento, três funcionários foram convidados a prestar seus depoimentos sobre o racismo. O agente de saneamento Salomon Kayer que trabalha há pouco mais de um ano na Águas de Camboriú, relembra quando chegou do Haiti em busca de oportunidades.
“Trabalhei em vários lugares, quando cheguei aqui na Aegea SC fiquei muito feliz. É uma empresa que está encima do racismo e nós temos que falar disso”, comenta ele. “Não acho que é uma coisa que um dia vai acabar, mas temos que ficar encima disso. Como por exemplo nos Estados Unidos, tempos atrás, onde uma pessoa morreu, todo mundo falava disso e depois ninguém mais lembrava. É algo que não pode ser esquecido”, completa.
Para Jonas Charles, também agente de saneamento, o racismo é uma doença que deve ser combatida. “Já fui vítima de racismo. Às vezes, por exemplo, senta uma pessoa preta num banco e os outros saem de perto, preferem ficar de pé do que sentar do lado. Além disso, o racismo não é só uma questão de cor de pele, pois têm negros que também são racistas”, afirma Charles.
Por fim, o último depoimento foi de Jean Clavius Janvier, também imigrante haitiano. Ele afirmou que o racismo é uma questão de cultura e educação e, na sua opinião, existe em qualquer lugar do mundo. “O Brasil é um país maravilhoso, o povo haitiano gosta muito daqui. Estou há oito anos no Brasil e graças a Deus nunca nada aqui”, finaliza ele.
Respeito dá o Tom
O programa Respeito dá o Tom é divulgado a todos os funcionários que entram na empresa e atua, também, como um código de conduta para as ações dos colaboradores.
O programa possui três pilares de atuação: empregabilidade, que foca na geração de oportunidades; desenvolvimento, que trabalha a disponibilização de cursos de aprimoramento; e relacionamento, que atua na sensibilização por meio de atividades e ações para disseminação de conteúdo relacionados à questão racial a todos os colaboradores, além de parcerias e participação em iniciativas empresariais externas para fomentar a questão.
Postado por camboriu em 13/set/2022 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú continua com inscrições abertas para o Programa Negócio Cultural, um dos maiores programas privados gratuitos de todo o Brasil que oferece uma forma de ajuda para empreendedores a partir de 15 anos de idade que queiram abrir um negócio ou otimizar o negócio já existente. O Negócio Cultural tem o intuito de conscientizar os participantes sobre a importância de se ter um empreendimento voltado para a sustentabilidade e oferecer facilidades para quem já possui o próprio negócio.
A ação tem apoio da Secretaria Especial da Cultura e é patrocinada pela Aegea Saneamento por meio do Instituto Aegea e concessionária Águas de Camboriú. O projeto é realizado pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas site https://negociocultural.com.br.
Podem participar microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos que queiram abrir um negócio para geração de renda ou turbinar um negócio já existente. Na primeira fase, as aulas do programa tiveram 538 visualizações no Youtube no município e a participação de uma escola de Ensino Médio. Até momento, a cidade conta com 79 inscritos para a segunda fase do programa.
“Trabalhamos sempre para entregar os melhores serviços e entendemos que o nosso papel é manter a sustentabilidade dos negócios, estimulando o desenvolvimento equilibrado, constante e promovendo o desenvolvimento dos municípios onde estamos presentes, além de atuar para levar mais oportunidade e inclusão social à população”, diz Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú. “Somam, para isso, o planejamento a médio e longo prazo, um arrojado plano de investimentos, a educação de forma contínua e a parceria com a sociedade”, completa Reginalva.
O programa Negócio Cultural trabalha quatro dos 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) que são: Trabalho decente e crescimento econômico (8), Indústria, inovação e infraestrutura (9), Redução das desigualdades (10) e Consumo e produção responsáveis (12).
Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook https://www.facebook.com/aguasdecamboriu/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdecamboriu/
Postado por camboriu em 06/set/2022 - Sem Comentários
Com o objetivo de auxiliar os moradores em débito e fornecer mais informações sobre o programa Tarifa Social, a Águas de Camboriú promove neste sábado, 10 de setembro, a primeira edição do Acolhe Camboriú. O objetivo do evento é facilitar a renegociação de dívidas e fazer o cadastro de novas famílias que podem ser contempladas com descontos na tarifa, dentro do programa social da empresa.
O atendimento especial acontece das 9h às 14h, na loja do Centro (rua Manoel Anastácio Pereira, nº 80) e na Unidade de Atendimento ao Cidadão, no Monte Alegre (rua Monte Agulhas Negras, nº680).
Para Alex Schwabe, responsável pelos projetos sociais da Águas de Camboriú, este momento é importante especialmente para os moradores que trabalham em horário comercial. “É um horário especial de atendimento pensado naquelas famílias com rotina muito corrida de levar filhos na escola, trabalho, casa para cuidar. Além disso, é uma oportunidade excelente para que as famílias confiram se podem fazer parte do Tarifa Social e, com isso, ganhar descontos de até 80% na tarifa”, explica ele.
A renegociação de débitos também traz diversos benefícios para os moradores, entre eles a possibilidade de ganhar descontos de até 70% em faturas atrasadas.
Saiba mais sobre a Águas de Camboriú através das redes sociais da empresa no: www.facebook.com.br/aguasdecamboriu e instagram: @aguasdecamboriu
Postado por camboriu em 05/set/2022 - Sem Comentários
A Águas de Camboriú deve investir cerca de R$11 milhões no sistema de abastecimento da cidade durante os próximos meses. O valor será destinado para a construção da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) de Camboriú, além de um novo reservatório com capacidade de 1000 m³ de água tratada. Esses investimentos são possíveis porque o município transferiu, na última semana, a área necessária para a construção das instalações. O terreno destinado à ETA por meio de concessão fica no bairro Santa Regina, na Rua Projetada.
A Estação de Tratamento de Água de Camboriú será construída em duas fases. A ETA é um dos equipamentos que fazem parte do contrato de concessão e estava aguardando somente a cessão do terreno, que era um compromisso municipal com a empresa, conforme explica do secretário de saneamento de Camboriú, José Pedro Costa, o Zé Pedro.
“A ETA tinha que ter um terreno. Na época da concessão, o município ficou responsável por isso e agora todos os trâmites foram assinados, criou-se uma lei e passou pela Câmara, está tudo ok”, explica ele.
Para a presidente da concessionária, Reginalva Mureb, a história da transformação do saneamento em Camboriú iniciou em 2016, com a concessão dos serviços e substancial melhoria na distribuição e reservação de água após importantes investimentos. Agora, uma nova etapa de mudanças se inicia. “O município começa, desta forma, o atendimento ao desejo da população de contar com uma ETA própria para a cidade. A estação seguirá os moldes da que foi construída em Bombinhas, com tecnologia de ponta, monitoramento 24 horas e capacidade de tratamento de 70l/s, nesse primeiro momento”, explica.
O processo de emissão das autorizações e licenças ambientais já pode ser iniciado. A previsão é de que a construção da ETA seja concluída durante o segundo semestre de 2023. A partir de agora, poder concedente e concessionária entram com os pedidos da Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação na Fundação Camboriuense de Meio Ambiente (Fucam). Tão logo essa etapa seja concluída, o prefeito Elcio Rogerio Kuhnen deve colocar a pedra fundamental e comemorar com a população o início das obras.
“Além da ETA vamos instalar também um reservatório com capacidade de 1000 m³ de água tratada. São obras e investimentos importantes para a saúde e qualidade de vida que a cidade merece e o respeito ao cumprimento do marco do saneamento”, completa Reginalva.
Desenvolvendo a cidade
Um dos grandes objetivos da Águas de Camboriú, assim como da Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul, é promover o desenvolvimento dos municípios e suas comunidades. A instalação da ETA de Camboriú é uma prova disso – esse investimento vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Objetivo nº 6, mais precisamente, “Água potável e saneamento”, determina que toda a população do mundo tenha acesso à água tratada e saneamento. Esse é um passo importante para Camboriú. O investimento na ETA de Camboriú também vai encontro do Objetivo nº 3, que tem por objetivo promover a saúde e bem-estar dos cidadãos. Isso porque o acesso à água tratada está diretamente ligado à redução de doenças e aumento na qualidade de vida.
Postado por camboriu em 01/set/2022 - Sem Comentários
Focada nos recursos tecnológicos que são criados para melhorar o desempenho de empresas e serviços, a Águas de Camboriú vem implementando a metodologia Building Information Modeling (BIM) em todo o seu sistema de abastecimento e também de esgotamento sanitário. Um dos principais objetivos desse método, que é inédito em Santa Catarina, é de alinhar estratégias entre negócios e operações da empresa. As outras concessionárias do grupo da Regional SC também estão instalando o novo sistema, como a Águas de Penha, Águas de Bombinhas e Águas de São Francisco do Sul.
O BIM nada mais é do que um sistema inteligente de gestão de ativos que consegue abranger qualquer tipo de decisão dentro de uma construção: desde as etapas de planejamento de obras, concepção, análise, documentação, fabricação, acompanhamento, operação e manutenção, por exemplo.
Em outras palavras, o BIM permite com que se crie digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção, indo desde a sua concepção, passando pelo projeto e execução até chegar na operação e manutenção da mesma. Com o BIM é possível realizar a construção virtual completa de uma edificação, reunindo de forma inteligente e integrada todas as informações utilizadas ao longo do ciclo de vida daquela construção.
Conforme o líder do programa Infra Inteligente da Aegea, Wagner Carvalho, todo o sistema das concessionárias catarinenses vêm sendo mapeados e digitalizados. “Existe um lema que diz ‘devemos conhecer para operar’, e é isso que estamos colocando em prática. O mapeamento do sistema vem sendo realizado com a ajuda de drones, câmeras em alta resolução, imagens 3D, tudo isso será computadorizado e digitalizado para acesso não só da empresa, mas da população também”, explica. A ideia é exibir os mapas, por meio de óculos de visão tridimensional, aos moradores e visitantes que frequentam e conhecem as instalações da concessionária.
Na fase de implantação do BIM acontece a revisão de todos os ativos – que são as partes que compõem o sistema, como válvulas, bombas, etc. Após esse trabalho minucioso, as informações serão transformadas em mapas 3D que podem ser acessados de qualquer plataforma digital. “Será possível acessar os mapas de um celular, por exemplo. A grande vantagem para a população é a agilidade que as equipes ganham com essa digitalização”, completa Wagner. A previsão é de que o mapeamento seja concluído no mês de setembro e, a partir daí, o trabalho deve ser refinado pela equipe e 100% concluído até o mês de outubro.
O que é a Infra Inteligente?
Lançado em 2018 pela Aegea, grupo ao qual Águas de Bombinhas, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de São Francisco do Sul fazem parte, o projeto é fundamentado no que há de mais avançado em gestão de ativos de acordo com a ISO 55.001 e na metodologia de modelos 3D BIM (Building Information Modeling). Com este mapeamento é possível reduzir riscos para a operação do saneamento (analisando a saúde do ativo e agir antes de um problema); garantir a eficiência da operação e assim melhorar as condições da prestação dos serviços, uma vez que será possível fazer diagnósticos e efetuar a manutenção de equipamentos em tempo real, identificando a causa raiz de falhas recorrentes a partir de um olhar amplo, a partir da integração de toda infraestrutura de operação de uma concessão.
As visitas virtuais permitem o entendimento pleno das instalações. Pelo uso dos óculos de realidade virtual é possível entrar em todas as partes da instalação, até mesmo em locais que não é possível visitar em campo, como por exemplo o subsolo com todas as tubulações, e até dentro dos tanques que nas instalações de campo que estão totalmente preenchidos com efluentes. O programa tem o objetivo de incorporar a inteligência de dados e a tecnologia para a gestão dos ganhos de eficiência, trazendo a capacidade de alinhar expectativas e transformar o futuro de todo o segmento.
Este projeto vai ao encontro com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de promover a evolução da sociedade e desenvolvimento mundial sustentável. O Objetivo nº 9, por exemplo, visa a promoção da indústria, inovação e infraestrutura. Ou seja, além da promoção e inclusão da tecnologia em seus projetos, a Águas de Camboriú também fomenta a inovação.