Arquivo de agosto 30America/Sao_Paulo 2022

Águas de Camboriú entrega mais de 600 cartilhas do programa Saúde Nota 10 às escolas municipais

Postado por camboriu em 30/ago/2022 - Sem Comentários

Consolidado entre as escolas municipais de Camboriú, o projeto Saúde Nota 10 elaborado pela Águas de Camboriú concluiu a entrega de mais 600 cartilhas que fazem parte do programa. Além da versão impressa, a concessionária também disponibilizou um cronograma de ações para as escolas que desejam fazer palestras sobre o tema com os alunos.

O Saúde Nota 10 explora temas como preservação ambiental, importância da água tratada e a fauna e a flora regionais entre os estudantes da rede pública. Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos de educação socioambiental da Águas de Camboriú, explica que os temas continuam focados na preservação ambiental, ecossistemas, importância da água para a vida na Terra e biomas. “São atividades para colorir sobre saúde, abastecimento e saneamento, além de exercícios lúdicos que eles podem fazer em casa”, completa Raquel.

As escolas que participam do programa são: Caic Jovem Ailor Lotério, Abelardo Torquato Rosa, Domingos Fonseca, Professora Tânia Regina Garcia, Professor Abalor Américo Madeira, Arthur Sichmann, Marlene Zuchi, Clotilde Ramos Chaves, Joaquim Magalhães, Ivone Teresinha Garcia e escolas de campo.

“O Saúde Nota 10 é um sucesso entre a rede pública e contribui socialmente com a educação local, disponibilizando matérias de apoio pedagógico aos professores”, comenta a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.

 

 

Concessionária Águas de Camboriú instala mais de 260 caixas padrão em um mês

Postado por camboriu em 25/ago/2022 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú iniciou uma força tarefa com o objetivo de fazer a troca das caixas padrão que estão irregulares no município. Somente no último mês foram instaladas mais de 260 caixas que são instaladas nos muros das moradias com o objetivo de proteger o hidrômetro, além de garantir mais segurança para os moradores e equipes da concessionária.

Conforme Alana Lassen, coordenadora de operações da Águas de Camboriú, atualmente aproximadamente 50% das residências encontra-se em situação irregular. “O objetivo da concessionária é uniformizar 100% das unidades em, no máximo, três anos. A padronização é importante pois garante o funcionamento correto do hidrômetro, uma segurança para os moradores”, explica ela.

O serviço prestado pela concessionária inclui a instalação da caixa padrão no muro, além da mudança e instalação do cavalete. A operação pode ser negociada diretamente com a Águas de Camboriú, que parcela a obra nas faturas. “Chegamos a contratar uma equipe especialmente voltada para esse serviço, estamos com muita demanda”, completa a coordenadora.

Mais sobre a padronização

O hidrômetro é responsável por realizar a medição do consumo de água dos imóveis, possibilitando ainda o controle do uso. Desta forma, é imprescindível que o equipamento esteja abrigado de forma correta para evitar eventuais danos.

Por isso, é obrigatória a construção da caixa padrão para instalação do hidrômetro, quando houver a solicitação de uma nova ligação de água ou reativação.

De acordo com as normas vigentes, o consumidor precisa ter uma caixa plástica padronizada instalada de forma embutida no muro da residência ou em uma mureta, nos casos em que a casa não é murada. O modelo é composto por uma caixa em policarbonato, onde o hidrômetro é instalado com conexões em PVC, especialmente desenvolvido para este fim.

A instalação da caixa-padrão traz uma série de benefícios, entre elas, a proteção do hidrômetro e a garantia da medição no momento da leitura do consumo, já que a partir deste sistema não é preciso entrar na propriedade para ter acesso ao relógio.

Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook https://pt-br.facebook.com/aguasdecamboriu e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdecamboriu/

 

Manutenção de booster pode causar baixas pressões em ruas de Camboriú, nesta segunda-feira (22)

Postado por camboriu em 22/ago/2022 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú informa que irá realizar uma manutenção de booster nesta segunda-feira (22) e, devido à intervenção, algumas regiões da cidade podem sentir baixas pressões ou desabastecimento. A manutenção deve ser concluída até o período da tarde. Enquanto isso, as ruas afetadas são: Monte Caracol, Monte Castelito, Monte Alverne, Monte Carlos, Monte Sanford, Monte Stanley, Monte Sanga, Monte Nuila, Flamboyant.

As equipes já estão no local e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em três horas. O abastecimento retornará gradativamente, tão logo a intervenção seja concluída.

Em caso de necessidade, os consumidores podem entrar em contato por meio das centrais de atendimento da Águas de Camboriú pelo telefone ou Whatsapp pelo 0800 595 4444. Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook https://pt-br.facebook.com/aguasdecamboriu / e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdecamboriu/

 

Águas de Camboriú participa de Cabide Solidário, promovido no Conde Vila Verde

Postado por camboriu em 16/ago/2022 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú participou de uma edição do Cabide Solidário, ação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social em parceria com o Núcleo Social de Camboriú. A iniciativa, que desta vez foi realizada no bairro Conde Vila Verde, tem como objetivo principal beneficiar as famílias vulneráveis do município.

O Cabide Solidário é uma ação que faz parte da Campanha do Agasalho: as peças distribuídas aos moradores foram arrecadadas durante as últimas semanas, com o apoio das entidades que compõem o Núcleo Social, empresas privadas e comunidade em geral. Durante o mês de junho e julho foram arrecadadas aproximadamente 10 mil peças entre roupas, calçados, cobertores e acessórios disponibilizados nos diversos pontos de arrecadações espalhados por toda cidade.

Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos sociais da Águas de Camboriú, participou da ação representando a empresa e também como voluntária. “A concessionária faz parte do Núcleo Social, apoiamos a ação de doações de roupas e tantas outras que são desenvolvidas no grupo. Participar da entrega, que é a etapa final da campanha, é muito gratificante, é perceber o resultado do trabalho na prática”, comenta ela.

O secretário, Edson Godinho Mafra Junior, agradeceu a colaboração de todos. “Quero agradecer todas as secretarias envolvidas, empresas, instituições e as famílias do nosso município que colaboraram conosco em mais esse projeto que com certeza fez a diferença na vida de muitas pessoas”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A participação no Núcleo Solidário de Camboriú e as ações desenvolvidas pelo grupo reafirmam o posicionamento da concessionária nas atividades que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Campanha do Agasalho e o Cabide Solidário, por exemplo, são ações que podem ajudar a conquistar o 1º objetivo, que é a erradicação da pobreza. “Trabalhamos com um propósito maior, que vai além de oferecer água tratada e excelência do serviço para a população. Nosso objetivo também é ajudar na construção de um mundo melhor, para as futuras gerações”, comenta Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú.

 

Águas de Camboriú divulga Balanço Social 2021

Postado por camboriu em 15/ago/2022 - Sem Comentários

A concessionária Águas de Camboriú acaba de divulgar o balanço social de 2021, com destaque para as contribuições da companhia para a sociedade. O relatório descreve as principais atividades, iniciativas, práticas de gestão, indicadores e compromissos relacionados às questões ambientais, sociais, de governança e de compromisso com os ODS (Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU, que abordam os principais desafios enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

O documento está disponível na versão digital no https://www.aguasdecamboriu.com.br/documentos onde as ações sociais e informações institucionais podem ser conferidas de modo simples e transparente.

O balanço social da Águas de Camboriú demonstra à sociedade o comprometimento da concessionária com seu desenvolvimento e o nível de responsabilidade que possui com a comunidade do município. “Este relatório retrata a nossa preocupação com o social e a área ambiental”, comenta a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.

“Destacamos, em especial, três pontos importantes na decisão de divulgar nossos resultados: a necessária transparência com a população; a reunião de informações que permitirão comparar o nosso desempenho ao longo do contrato; e uma visão global de como impactamos com nossos serviços os nossos clientes, nossos colaboradores e o meio ambiente”, completa.

O relatório apresenta, por exemplo, como a concessionária atuou durante o ano, o que fez para garantir água à população, como se relacionou com os vários públicos, sua atuação na área ambiental e os seus resultados. “Também medimos a satisfação do cliente para balizar a nossa atuação enquanto concessionária. A Águas de Camboriú tem um importante papel social e um compromisso com o município de levar saúde para todos. Nós estamos aqui para servir a população, esse é o nosso foco”, explica a presidente.

Já para o diretor executivo da empresa, Rodrigo Larceda, a busca pela melhoria contínua faz parte da gestão da empresa. “Além das ações internas, são valorizadas parcerias e diálogos constantes com a população nos mais diferentes temas, buscando colaborar para o desenvolvimento sustentável na região de influência”, finaliza ele.

Quer saber mais sobre o relatório Balanço Social 2021? Confira o documento na íntegra: https://www.aguasdecamboriu.com.br/documentos

 

Instabilidade no fornecimento de energia afeta distribuição de água em Camboriú nesta quarta-feira (10)

Postado por camboriu em 10/ago/2022 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú informa que as fortes chuvas e o ciclone registrado na região estão provocando instabilidade no fornecimento de energia que atende a concessionária e afetando a rede de Internet, o que pode provocar precariedade ou oscilação de pressão na distribuição de água na cidade nesta quarta-feira, dia 10.

Em situações como esta, faça uso econômico e priorize a água tratada para higiene e alimentação. Clientes que possuem caixa-d’água não devem ser afetados pela precariedade no abastecimento. Em caso de necessidade, os consumidores podem entrar em contato por meio das centrais de atendimento da Águas de Camboriú pelo telefone ou Whatsapp pelo 0800 595 4444.

Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook https://pt-br.facebook.com/aguasdecamboriu / e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdecamboriu/

 

Águas de Camboriú sedia reunião preparatória da Semana ODS na Prática

Postado por camboriu em 08/ago/2022 - Sem Comentários

O Comitê Balneário Camboriú e Camboriú do Movimento Nacional ODS SC, iniciativa que reúne voluntários, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e órgãos públicos promoverá, entre os dias 26 e 30 de setembro, a “Semana ODS na Prática”, com atividade nas duas cidades. A programação da Semana foi debatida no auditório da Águas de Camboriú, empresa signatária do Movimento ODS.

Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, explica que ser integrante do Movimento ODS é um grande estímulo a todo o corpo funcional da concessionária. “Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos direcionam e motivam a operarmos com excelência e sensibilidade, avançando no saneamento, com reflexos diretos na conservação do ambiente e na saúde dos catarinenses”, acrescentou.

A programação da Semana ODS na Prática – em fase de conclusão – incluirá apresentação de orquestra sinfônica, na noite de abertura, no auditório do Instituto Federal Catarinense – Campus de Camboriú; ciclo de palestras, festival de curtas e plantio de árvores.

Criado em 2020, o Comitê Balneário Camboriú e Camboriú do Movimento Nacional ODS SC tem o objetivo de somar forças ao movimento nacional, procurando viabilizar as metas dos objetivos do milênio da ONU (Agenda2030). Esther Fregrossi Gonzalez’s, coordenadora do comitê, explica que as reuniões do grupo são mensais.

Atualmente, o comitê conta com 84 signatários, representantes de cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Tijucas, Porto Belo, Bombinhas e Itapema. A Agenda 2030 é composta por 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. “Na última semana de setembro, nacionalmente, é feito um trabalho de sensibilização e conscientização chamada Semana ODS na Prática. Neste período a gente estimula as pessoas a promoverem alguma ação que vá ter como o destaque da implementação dos 17 ODS”, disse.

Ela acrescenta que, neste ano, o grupo está trabalhando de forma integrada para promover de quatro a cinco ações de grande impacto com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para que todos possam entender que as metas da Agenda 2030 dependem da adesão individual de cada um. “Como empresas ou como pessoas físicas, estamos sendo convidados a refletir e repensar a nossa forma de agir e de abraçar uma causa que nos permita alavancar esse processo”, completou.

 

Campanha da Águas de Camboriú promete diminuir o uso de plásticos na empresa

Postado por camboriu em 04/ago/2022 - Sem Comentários

Você já reparou na quantidade de plástico descartável que utiliza todos os dias? Foi pensando nesse desperdício que a Águas de Camboriú lançou uma nova campanha entre os colaboradores, “Cuidar do Meio Ambiente – não descarte essa ideia”. O projeto surgiu com a percepção de que a unidade acabava gerando resíduos plásticos em grande quantidade, indo contra o propósito da empresa de cuidado com o meio ambiente.

Helena Schröder, analista de comunicação da empresa e responsável pela comunicação interna, explica que o setor de Recursos Humanos, pensando no bem-estar do colaborador em um cenário mais amplo, casou uma de suas ações de endomarketing junto ao cuidado e preservação do meio ambiente, e propôs reduzir a zero o número de copos descartáveis utilizados pelos colaboradores não só em Penha, mas também na Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul.

“Assim foi elaborado o kit boas-vindas da Regional SC: um presente ao colaborador que completa três meses de empresa, sendo também uma forma de engajamento às causas que a Águas abraça”, comenta ela. “Para o pontapé inicial do projeto, cada um dos 250 colaboradores ativos recebeu de presente 1 caneca + 1 squeeze de alumínio para uso durante a jornada de trabalho”.

Conforme Tiago Santos e Souza, coordenador de EHS e um dos responsáveis pelo projeto, esta é uma ação inédita promovida pela concessionária. “O cuidado com o funcionário se estende para o ambiente onde trabalhamos. As pequenas ações, promovidas por cada um de nós, quando somadas fazem a diferença”, completa.

Pilar ESG

A Águas de Camboriú atua sobre o pilar ESG (Environment, Social & Governance), conceito que se refere às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelência para atender cada vez melhor a população, bem como os colaboradores.

Ao promover investimentos na qualidade de vida dos funcionários, a empresa também está caminhando em sentido aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo nº 11, por exemplo, prevê as cidades e comunidades sustentáveis.

 

Bairro São Francisco de Assis pode passar por baixas pressões nas próximas horas

Postado por camboriu em 02/ago/2022 - Sem Comentários

A Águas de Camboriú informa que, devido a uma manutenção realizada pela Emasa em Balneário Camboriú, algumas regiões da cidade podem sentir baixas pressões durante as próximas horas. A manutenção já foi concluída e o bairro que pode ser afetado é o São Francisco de Assis. A normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa.

A concessionária permanece à disposição. Para outras informações é possível entrar em contato com a Águas de Bombinhas através do seguinte telefone: 0800 595 4444 para ligações e whatsapp.

 

Águas de Camboriú lança projeto de ginástica laboral entre os colaboradores

Postado por camboriu em 01/ago/2022 - Sem Comentários

Com foco na saúde mental e física dos colaboradores, a Águas de Camboriú iniciou um novo projeto nessa semana, a ginástica laboral. A partir de agora a atividade acontece uma vez por semana e é ministrada por uma fisioterapeuta contratada especialmente para isso. A ginástica laboral, assim como outras atividades que investem na qualidade de vida do funcionário, foi pensada após a produção de um levantamento interno realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), a pedido da concessionária.

Alongamento de pernas, braços, pescoço e coluna foram alguns dos exercícios que os colaboradores de Camboriú fizeram essa semana. A partir do mês de agosto a iniciativa, que é inédita, será oferecida também nas outras unidades da empresa em Santa Catarina: Águas de Bombinhas, Águas de Penha e Águas de São Francisco do Sul.

Conforme Leonardo Sobreira Caleiro, Técnico de Segurança do Trabalho e um dos responsáveis pelo projeto, o desejo de criar mais movimento no ambiente de trabalho partiu dos próprios colaboradores e teve uma excelente adesão.

“A ginástica laboral faz bem não só pro corpo, mas também para a mente. Aprendemos sobre a importância da postura correta, do alongamento, além de confirmar que quando a saúde vai bem, consequentemente trabalhamos melhor”, comenta ele.

Pesquisa para a saúde

A ginástica laboral é fruto de um grupo maior de decisões que vem sendo tomadas pela Águas de Camboriú em benefício da saúde dos colaboradores. Tudo começou com a pesquisa Planeja Saúde, elaborada pelo Sesi, que fez um levantamento com 115 colaboradores das quatro empresas que Santa Catarina questionando sobre os mais variados hábitos de saúde.

A pesquisa reuniu dados em diferentes abordagens, como nível de estresse, tabagismo, práticas esportivas, alimentação com frutas e legumes, desconforto corporal e consumo de álcool, por exemplo.

“A partir de então foi criado o Comitê de Saúde, no qual funcionários atuam de forma voluntária buscando ações e iniciativas em prol de todos dentro da empresa”, explica Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú. “Ficamos muito felizes com o engajamento dos colaboradores e com a oportunidade de poder sanar essas necessidades e ajudar na suas vidas dentro e fora do trabalho”, completa.

O Comitê de Saúde se reúne uma vez por mês e conta com funcionários das mais diferentes áreas de atuação. Alinhados com a pesquisa Planeja Saúde, o grupo tem o objetivo de propor atividades que agreguem na saúde física e mental de todos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ao promover investimentos na qualidade de vida dos colaboradores, a Águas de Camboriú está caminhando em sentido aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O objetivo nº 3, por exemplo, prevê saúde e bem-estar para toda a população. O que fazemos aqui é parte da nossa contribuição na construção de um mundo melhor”, completa Reginalva.

O Comitê de Saúde faz parte das ações que compõem o pilar ESG (Environment, Social & Governance) da concessionária. Esse conceito se refere às boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelência para atender cada vez melhor a população e, ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento da cidade.